Cadeia do Livro e Imprensa Periódica I
Vamos adoptar (e adaptar) como ponto de partida o conceito de “cadeia de livro”, trabalhado por Jorge M. Martins (Marketing do Livro. Materiais para uma sociologia do editor português. De Camilo à internet, o prazer de editar. Oeiras, Celta Editora, 1999), no qual se destinguem cinco elos, cabendo a cada um as seguintes funções:
1. Autores – produtores de conteúdos (escritores, redactores, coordenadores editoriais, tradutores, artistas e ilustradores;
2. Editores – Mediadores entre autores e mercados, mediante recurso a pericialidades terceiras, a montante e a jusante;
3. Impressores – pré-impressão, impressão e acabamento;
4. Distribuidores – canais directos (clubes, feiras, correio directo, porta-a-porta); canais indirectos (distribuição, impor/expor, livrarias);
5. Mercados – Bibliotecas, mediadores culturais, geografias de destino da língua, consumidores de informação, leitores.
1. Autores – produtores de conteúdos (escritores, redactores, coordenadores editoriais, tradutores, artistas e ilustradores;
2. Editores – Mediadores entre autores e mercados, mediante recurso a pericialidades terceiras, a montante e a jusante;
3. Impressores – pré-impressão, impressão e acabamento;
4. Distribuidores – canais directos (clubes, feiras, correio directo, porta-a-porta); canais indirectos (distribuição, impor/expor, livrarias);
5. Mercados – Bibliotecas, mediadores culturais, geografias de destino da língua, consumidores de informação, leitores.
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