Capitalismo e Cultura IV: Anúncio 1
A publicitação destas edições em fascículos era feita na imprensa generalista, através de anúncios que expunham minunciosamente as condições de aquisição, como neste exemplar recolhido no “O GRATIS – Jornal d’Annuncios da Typographia Commercial” do Porto a de 12 de Maio de 1842:
«BIBLIOGRAPHIA
ROMANTICA, INSTRUCTIVA E DELEITOZA
MOVIDOS pelo fervido desejo de subministrar aos nossos Compatricios, uma leitura instructiva, e deleitoza, propalando, entre nós, o conhecimento dos mais famigerados autores estranhos, em pura, e castiça lingoagem luzitana; nos ocorreu verter do idioma original (Inglez) como ensejo de nossas tarefas, o excellente Poema de Sir Walter Scott = A Dama do Lago =; os escriptos deste laborioso litterato, immortal fama lhe hão grageado entre as cultas Nações da Europa; se esta producção alcançar a ventura de merecer a contemplação de Publico illustrado, proseguiremos o nosso louvavel empenho publicando mais producções deste, e de outros afamados autores Francezes, Italianos, Hespanhoes, Alemães, e Inglezes, sob as condições seguintes:
Sairão semanalmente duas folhas, impressas com optimo typo, e bom papel nacional.
Cada volume será ornado com uma estampa. Preço para os Srs. Assignantes por duas folhas ou 32 paginas 40 rs. e por cada estampa 30 rs. pagos no acto da recepção.
Os Srs. da Provincia e termo d’esta capital, pagarão 480 rs. adiantados e assim successivamente com a entrega de cada 24 folhas, ou doze cadernetes. Tanto os ditos Srs. de Provincia como os d’esta capital, que nos queiram honrar com as suas assignaturas se deverão dirigir a A. U. P. de Castro, Rua nova de Palma N.º10 1.º andar, em Lisboa, e no Porto á Rua de S. Bento N.º17.
N.B. Se houver quinhentas assignaturas dar-se-hão as estampas bem como capas impressas (gratis)».
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home