domingo, abril 23, 2006

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.

[Texto retirado do site do IPLB]

terça-feira, abril 18, 2006

Anúncio 164

O Jornal do Povo, 20 de Junho de 1854
DUAS EPOCHAS NA VIDA.
POR
Camillo Castello Branco.
Em dous volumes de poesia núm só livro - O primeiro volume intitula-se - PRECEITOS DO CORAÇÃO - o segundo - PRECEITOS DE CONSCIENCIA.
Acha-se prompta esta obra no fim do corrente mez - Os srs. subscriptores, e as pessoas que a quizerem comprar, poderão dirigir-se nésta cidade á redacção do Porto e Carta, rua de Santa Catharina n.º13 a 15, e rua 23 de Julho n.º3 a 5. - Em Villa Real, na casa do sr. António José Portella - Em Braga, em casa do sr. Luiz de Amaral Ferreira, na rua do Souto. - Preço para os assignantes 480 reis - Avulso 600 reis.

domingo, abril 16, 2006

Anúncio 163

O Jornal do Povo, 17 de Junho de 1854

Almanach do Porto
E SEU DISTRICTO ADMINISTRATIVO.

Tendo-se tornado tam sensivel a falta do ALMANAK d’esta cidade no corrente anno, resolvemo-nos a evitar que ella se repita nos annos seguintes publicando um Almanak d’esta cidade e seu districto administractivo, que será distribuido todos os annos em Outubro, por ser o tempo mais proprio, por causa das mudanças de residencia de diversas authoridades e commerciantes.
O nosso Almanak conterá, além de tudo o que é costume haver em taes guias publicos, uma relação de todos os empregados administrativos e judiciaes, camaras municipaes, etc. etc, de todos os concelhos de que se compõe o districto do Porto.
Assigna-se desde já na typographia de José Lourenço de Souza, rua do Bonjardim n.º7. Seu preço, que só será pago no acto da entrega, é de 600 reis, tendo os assignantes direito a um suplemento gratis, que lhes será distribuído por todo o mez de Janeiro, o qual conterá uma relação de todas as authoridades d’eleição popular, como são – camaras municipaes, juizes eleitos e de paz, juntas geraes de districto, de parochia, etc..., etc.
O nosso primeiro Almanak ha-se ser destribuido no proximo Outono.
N.B. – Não se imprimem mais exemplares do que os precisos para os assignantes.
Tambem se assigna na Typographia Commercial, rua de Bello monte n.º74, e na livraria do sr. Gonçalves Guimarães, rua dos Caldeireiros n.º9 e 10.
→ Pede-se às pessoas que desejam seus nome e morada no ALMANAK, o favor de mandarem os precisos esclarecimentos á typographia do editor, rua do Bonjardim, n.º7.

sexta-feira, abril 07, 2006

Marcadores

Anúncio 162

O Jornal do Povo, 15 de Outubro de 1853

Reportorio
OU O AMIGO DA VERDADE.
Está impresso, e já se recebem e apromptam encommendas (pelo preço do anno antterior) na imprensa da rua das Flores n.º 25, onde tambem se vende avulso.
Este reportório contém o seguinte:
Prologo, Religião e Moral, Santa Thereza de Jesus, Reforma do clero, politica, que quer o povo? Profecias sobre a destruição do imperio turco, como e quando ha de acabar o mundo, segundo a philosophia do mr. Nicolau, Juízo do anno, Epochas principaes, etc. Kalendario dos mezes, trabalho do campo, kalendário da republica franceza, anno poetico, versos allusivos ao dia e anno bom, dia de Reis, Paschoa, Natal, Santo Antonio, S. João S. Pedro e S. Miguel, receitas curiosas e uteis, etc.

quinta-feira, abril 06, 2006

Anúncio 161

O Jornal do Povo, 17 de Outubro de 1848

ALMANAK DA CIDADE DO PORTO para o anno de 1849.
Esta tam necessária Obra, util a todas as classes, shirá á luz, impreterivelmente, nos primeiros dias de Janeiro. As Assignaturas recebem-se na rua Fernandes Thomaz, n.º 164, e em caza do Nocaes, às Hortas.
O Editor roga a todos aquelles senhores que tenham a dar alguns esclarecimentos, o obzequio de os mandar com brevidade, á rua Fernandes Thomaz n.º 164.

Anúncio 160

O Jornal do Povo, 20 de Abril de 1854
O HYMNO DO SENHOR D. PEDRO V,

CANTADO NO R. THEATRO DE S. JOAO
Vende-se em casa de Cruz Coutinho, aos Caldeireiros n.º 14 e 15; e na rua do Sol n.º 12.
Para canto e pianno - 240 reis.

quarta-feira, abril 05, 2006

Anúncio 159

O Jornal do Povo, 18 de Abril de 1854
CASTRO & FERREIRA,
Clerigos à esquina da praça de D. pedro. 54.

Receberam pelos navios - Sacramento e Edalina - um completo, rico e varieado sortimento de [...] lindissimos livros de missa [...]
[anúncio muito grande com a descrição detalhada dos produtos importados, mas apenas com esta referência a livros]

terça-feira, abril 04, 2006

Anúncio 158

O Jornal do Povo, 06 de Abril de 1854
TRES ANNOS EM AFRICA.
POR
A. A. Teixeira de Vasconcellos.

Cada volume em 8.º francez - 480 reis - o pagamento na entrega do exemplar. Assigna-se em Lisboa no escriptório da Esperança rua da Atalaya n.º 31; do da Revolução de Septembro, rua da Bica de Duarte Bello n.º 55, e no Jornal do Commercio rua dos Algibebes n.º 23. - No Porto na redacção do Jornal do Povo, e na do Nacional.
Esta obra contém diversos e variados escriptos ácerca da provincia de Angola na África occidental. O author residiu durante tres annos n'aquellas regiões, exercendo a advocacia na cidade de Loanda, de cuja municipalidade foi presidente. A sua competencia n'este assumpto manifestou-se na carta ácerca do trafico dos escravos, dirigida ao ministro do Ultramar, no Principe Preto, e na Digressão no districto do baixo Dande já publicado nos jornaes extrangeiros.
O objecto d'esta obra interessa a todas as classes, porque a todos approveita o desenvolvimento do nosso commercio e navegação, e a prosperidade d'esses pedaços de terra portugueza, que ainda possuimos em outro hemisferio. A desinteressada imparcialidade, com que foram colhidas, e são agora appresentadas as noticias, que se contêem n'este ensaio, augmentada a sua importancia.
O primeiro volume vae entrar no prélo.