terça-feira, fevereiro 28, 2006

Os Prospectos 4

[Este é um prospecto da Revista Universal Portuense, uma óbvia resposta ao tremendo sucesso da Revista Universal Lisbonense. No entanto, tal como muitos outros projectos, não vingou.]
O Jornal do Povo, 27 de Setembro de 1851
Revista Universal Portuense
Periodico Semanal Litterario
POR
Camillo Castello-Branco, e Ricardo Guimarães.
A creação d'um jornal litterario no Porto é já de si um esforço que demanda avultados sacrificios. Depois, será talvez esforçe importante querer vestir-lhe gallas que lhe abonem entrada no grande banquete da ilustração. Aquellas não se talham simplesmente com os bons e cinceros desejos de escriptores, nem se mercadejam com o inepto prurido de escrever. É necessário que os de pouca sciência se abasteçam com vigilias para prestarem de alguma coisa aos menos lidos. Com esta consciencia, e com as melhores aspirações, não dormiremos na mollidão ociosa dos nossos nomes, que os não temos para nos dourarem a mendiguez do nosso cabedal de instrucção.
Trabalharemos sempre, se nos minguarem de principio os recursos intellectuaes, para que não venham cerceados e chorados os de que carecemos para a sustentação de um jornal, desenfeitado das alfaias da politica.
Convencidos um dia da nossa inhabilidade para tamanha tarefa, abateremos o vôo, e nem por isso desceremos tristemente celebres como Icaro, visto que já daqui aventamos a temeridade da empreza.
Umcritico grego dizia a respeito de outro muito fecundo em palavras loucas: - «que inchava grandes bochechas para assoprar n'um assobio.»
Não se diga isto de nós, que nada promettemos ainda, nem Deus permitta que nos empenhemos em promessas avulsas, que veem sempre rebatidas por mais de metade dessas cabeças-armazens de um sciencia infinita. Ha jornaes que se dão pagos de si, e contentes com o assignante, quando lhe adiantam um gordo programma de manjares em desperdicio, que depois escasseam á medida que os famintos se vão afreguezando na meza.
Nós, por ora, promettemos um soldado novél na estrategia das lettras. Se o não apuparem nos primeiros ensaios do seu certame, o aventureiro velará as formas, e irá, como elle aspira, enfileirar-se na ala dos que reagem contra o obscurantismo.
Os que tem a preeminencia na sabedoria, e se não desluzirem embalando no berço este jornal ambicioso d'aprender e ensinar, acharão francas as columnas, que não ousamos rubricar com o exclusivo de nossas assignaturas.
O Porto, considerado na sua individualidade litteraria, é, depois da Academia Real das Sciencias, quem mais se dóe das flechadas do epygramma, Affoutemo-nos a protegê-lo, com o debil anteparo de nossos esforços, das qu e lhe disparam os seus irmãos da capital, muito opulentos, sim, mãs muito poucos generosos com esta cidade, que lhes deu Vasco de Laboeira para o romance, Sá e Menezes, para a poesia, e Andrade Caminha para a historia.
Assignatura: - Por anno, 1$920 - Semestre, 1$000 - Trimestre 600.
A correspondencia, assim como a remessa dos prospectos, deve ser dirigida ao Editor-Emprezario - F. G. da Fonseca, - Caldeireiros n.º 11 e 12.

Anúncio 139

O Jornal do Povo, 12 de Dezembro de 1848

JOSÉ LOURENÇO DE SOUZA, proprietario da Typographia do Ecco Popular, tendo publicado um opusculo com o título - Maria não me mates que sou tua mãe - tem agora conhecimento de que o livreiro Guimarães e Silva, da rua das Flores, sem sua permissão contrafez, e reimprimiu aquelle apusculo que está vendendo por sua conta, e comettendo por sua consequencia o crime de roubo de propriedade litterária garantida na Constituição Política do Estado. O annunciante está resolvido a fazer punir o mesmo contrafactor e roubador de propriedade litteraria, e faz este annuncio para que os outros proprietários, nas mesmas circunstancias não se exponham a igual contigencia.
Porto, 25 de Novembro de 1848
José Lourenço de Souza

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Anúncio 138

O Defensor Diário, 22 de Fevereiro de 1848

Sahiu à luz impresso na typographia da Revista, o discurso do digno Par, Gomes de Castro, pronunciado na sessão de 5 de Fevereiro, por occasião da discussão da resposta à falla do throno.

domingo, fevereiro 26, 2006

Anúncio 137

O Defensor Diário, 24 de Fevereiro de 1848

Na loja de livros de Cruz Coutinho, rua dos caldeireiros, ha a vender Rei ou Impostor? drama em cinco jornadas, por F. M. Bordalo; seguido da polemica dos jornaes de Lisboa, com a inspecção dos Theatros. Eugenio, romance maritimo do mesmo author.
Assigna-se para as obra completas do aucthor, as quaes devem começar pelo inedito Viagem à roda de Lisboa.

Portrait de Paul Raison en tenue nabique (Paul Sérusier, 1890)

Anúncio 136

O Defensor Diário, 25 de fevereiro de 1848

Livros à venda na Typ. Commercial:
- O Tractado de bordar a matiz e o petit-point
- A autopsia dos partidos politicos
- Contos da Minha Terra (A. Pereira da Cunha)
- Viagen na Minha Terra (Garrett)
- Historia do consulado e do Império de Napoleão
- O romance historico - D. Sebastião
- Tractado de Numismatica para os curiosos em gabinete de medalas antigas
- O romanceiro portuguez, em 2 volumes.

Anúncio 135

O Defensor Diário, 25 de Fevereiro de 1848
Poesias para o Entrudo vendem-se na rua dos aldeireiros, loja dos livros de Gonçalves, e Fonseca. Preço 30 rs.

Anúncio 134

O Defensor Diário, 28 de Fevereiro de 1848

Terceira edição do Compendio Elementar da Grammatica Portugueza, por Carlos Augusto de Figueiredo Vieira, adoptado, para uso das escholas, pelo conselho superior da Instrucção pública: preço 200 rs. [*]
Ensaio sobre a orthographia portugueza por Carlos A. de F. Vieira: preço 400 reis. Vendem-se nas lojas de livros do Porto e provincias, e em Lisboa nas de borel e de bertrand. Vendem-se tambem ambos em um só volume por 480 rs.
[*no dia 29 de fevereiro de 1848: a 3ª edição da gramatica de A. de F. Vieira foi impressa na typographia do sr. Sebastião]

Anúncio 133

O Defensor Diário, 10 de Março de 1848

O Livro d'um jovem: vende-se por 160 rs. na livraria de Moré aos Loyos, Cardoso ás Hortas, Guimarães aos Caldeireiros, e na loja de encadernação da typographia Commercial, a Bellomonte.

sábado, fevereiro 25, 2006

Anúncio 132

O Defensor Diário, 09 de Março de 1848

Vai publicar-se uma obra intitulada = apontamentos estatisticos das possessões portuguezas na Asia e Africa Occidental = contendo os artigos seguintes = introducção = viagem = geografia = clima, solo e produções = mattas e florestas = industria - fabricas e manufacturas = pescaria de pérolas = commercio e navegação = rendimentos publicos - movimento da barra - importação e exportação = moedas do paiz = preços correntes dos géneros = pezos e medidas = legislação e governo = administração judiciária = administração ecclesiástica = caza dos cathecumenos = seminarios = missões = instrucção pública = costumes indianos = cathalogo dos governadores e arcebispos = mappa moderno contendo o comprimento, largura e superficie, n.º de fogos, e população, desenvolvido convenientemente.
Esta obra será dividida em duas partes.
A primeira parte comprehenderá = Gôa = Damão e Deu.
A segunda = Angola = Benguilla e suas dependências.
Junto a esta obra virá um Appendice sobre a cultura das terras do reino, e algumas considerações à cerca dos instrumentos agricolas que se devem introduzir em Portugal.
Em cada semana sahirão duas folhas em 8.º francez a 20 réis cada folha pago no acto de entrega.
Os snrs. assignantes das provincias deverão assignar com a importância de dez folhas = 200 réis = findas as quaes renovarão as suas assignaturas para não soffrerem interrupção na remessa.
Vende-se e assigna-se nas lojas da rua Augusta n.1 = 2 e 8 = rua do Ouro n.º 112 = ao Chiado n.º 2, e na calçada do Congro n.º 54, em Lisboa; e no Porto na rua das Hortas loja do sr. Novaes.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

The Misses Vickers (John Singer Sargent, 1889)

Anúncio 131

O Defensor Diário, 28 de Março de 1848

Em Bellomonte loja da typographia Commercial, vendem-se conhecimentos inglezes e portuguezes, letras, ou Ordens da Terra, apontamentos de escriptorio, procurações, e tabellas de juros.
Tambem se vendem as Viagens na minha terra (de Garrett), Historia do Consulado e do Imperio de Napoleão, O Romanceiro Portuguez, A Autopsia dos Partidos, o romance D. Sebastião, Tratado de bordar a matiz e petit-point, Contos da minha terra por A. Pereira da Cunha, Memorias orphanologicas pelo Dr. Leyra, eo Subsidio à Lógica de Genuense pelo professor F. J. Vieira de Sá.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Marcadores

Anúncio 130

O Defensor Diário, 28 de Março de 1848

OS DOUS DIAS D'OUTUBRO
OU A HISTORIA DA PRERROGATIVA por D. João d'Azevedo
Principia nesta semana a distribuição desta obra aos snrs. Assignantes. Recebem-se aonda assignaturas na typographia commercial, rua de Bellomonte.

Anúncio 129

O Defensor Diário, 29 de Fevereiro de 1848

Sahiu áluz, impresso na Typographia de S. J. Pereira, um folheto contendo os excellentes discursos do sr. duque de Saldanha, proferidos nas sessões de 14 e 15 do corrente, na Camara dos pares.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Anúncio 128

O Defensor Diário, 29 de Fevereiro de 1848

Sahiram ontem na typographia da Revista os discursos do sr. Conde do Tojal, proferidos nas sessões de 4 a 8 do corrente.

Marcadores

Porque também de BD se faz a história do livro: History of Comic Books

Anúncio 127

O Defensor Diário, 29 de Março de 1848
NOVA COLLECÇÃO DE CHARADAS
Acha-se completa a nova collecção de charadas, extrahidas dos melhores authores, e ainda não vista. Vende-se por 120 reis na loja do Cruz Coutinho, no Porto, e na de Bordalo, rua Augusta n.º 195, em Lisboa.

Marcadores

História do Livro e da Imprensa na The New York Public Library.

Anúncio 126

O Defensor Diário, 05 de Abril de 1848

Explicação do CODIGO COMMERCIAL PORTUGUEZ: vende-se o 1.º volume na typographia commercial.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Marcadores

domingo, fevereiro 19, 2006

Mrs. Carl Meyer and Her Children (John Singer Sargent, 1896)

Anúncio 125

O Defensor Diário, 14 de Abril de 1848

Arte de cultivar a seda por L. W. Tinelli. Vende-se no livreiro Gonçalves, aos Caldeireiros.

Anúncio 124

O Defensor Diário, 15 de Abril de 1848

ARMAZEM DE LIVROS DE MORE. ESQUINA DOS LOYOS.
Acaba de receber-se um novo e mui variado sortimento de livros de devoção, assim para a Missa como para SEMANA SANTA, etc. com bellisssimas e ricas encadernações. - Tambem se vende:
Historia de Napoleão desde o seu nascimento até á sua morte por C. L. Moura, com 12 estampas e o retrato de Napoleão, preço: br. 1200 - cart. 1440 - encader. 16 000.
Historia da Revolução franceza por mr. Thiers traduzida do francez, 6 vols. oublicados, 8.º francez 5$000.
Historia de Dix ans 1830-1840, por L. Blanc 3$600.
Historia dos Girondins por Lamartine, 8 vol. em 12, 3$200.

Anúncio 123

O Defensor Diário, 25 de Abril de 1848

Correspondencia entre o Visconde de Sá da Bandeira e os Ministros plenipotenciarios e outros Agentes das potencias signatarios do protocollo de 21 de Maio de 1847 = Vende-se nas lojas de livros de Cardoso = rua das Hortas n.º 144, e de Cruz Coutinho aos Caldeireiros, preço 240 rs.

Anúncio 122

O Defensor Diário, 17 de Janeiro de 1848

REVISTA UNIVERSAL LISBONENSE
Publicaram-se o n.º 4 e 5 do 7.º volume deste interessante jornal. Contem: conhecimentos uteis - cloroforme, subsistencias, relogio eléctrico, exploração das minas de ouro e prata na America, sessão da Academia das Sciencias de Pariz de 15 e 22 de Novembro, folhas de castanheiro, especial influencia da ervilhaça no aleitamento das ovelhas, ultimas ramificações das vias respiratórias, observações sobre a introdução na Europa do sangue oriental das raças cavallares arabes, a santa casa da misericordia de Lisboa no anno economico de 1846 a 1847, branqueamento do linho antes da fiação, nova preparação vegetal para tingir d'azul, pannos impermeaveis, antodoto para envenenamento do arsenico.
Parte literaria - Estudos religiosos, a conversão de S. Paulo, Salve Regina (poesia), apontamentos historicos ácerca d'alguns tremores de terra que tem havido em Portugal, geometria analytica, relatório da 3.ª Secção do Conselho Superior de instrucção, Pedro Sem (poesia), Tumulo de D. Vetaça.
Noticias - Amortisação das notas do banco de Lisboa durante o anno de 1847, banco de Portugal e etc... [...]
Subscreve-se na Typographia Commercial, rua do Bellomonte.
[...]
Vierão tambem exemplares do opusculo - Contos da minha Terra por A. Pereira da Cunha. Preço 120 reis.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Anúncio 121

O Defensor Diário, 27 de Janeiro de 1848

GAZETA MÉDICA DO PORTO,
Sahiu à luz o n.º 145 deste jornal [segue-se lista de artigos].
Assigna-se, e paga-se, em casa do redactor J. Ferreira na rua dos Lavadores n.º 45 (...)
720 reis/ semestre
[no dia 08 de Fevereiro acrescenta, a propósito do n.º 146: «também se vende em Lisboa na Viuva Bertrand]

Anúncio 120

O Defensor Diário, 25 de Fevereiro de 1848

Para além da Revista Universal Lisbonense, assina-se na Typographia Commercial a Gazeta dos Tribunais

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Anúncio 119

O Defensor Diário, 14 de Abril de 1848

Sahiu à luz a Revista Popular, desde n.º1 até 5: acha-se à venda na loja de livros de Novaes as Hortas.

O Defensor Diário, 26 de Abril de 1848

(...) n.ºs 6 e 7. Também se encontra o folheto - Hoje não é ontem, por José Maria do Cazal Ribeiro.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

L'Arlésienne Madame Ginoux with books (Vincent Van Gogh, 1888)

Anúncio 118

O Defensor Diário, 05 de Janeiro de 1848

Sahio á luz, o Confiante dos Amantes, ou nova collecção de muitos e differentes modelos de cartas de amores para ambos os sexos.
Vende-se por 120 rs. no Porto, na loja de Cruz Coutinho, e em Lisboa na de Bordalo, rua Augusta n.º195

Anúncio 117

O Defensor Diário, 12 de Janeiro de 1848

Sahiu à luz o INDICE alphabetico das Memorias Theoricas do Direito Orphanologico do Bacharel Leiva. Vende-se, assim como tambem a segunda edição das Memorias Orfanologicas, na typographia Commercial rua de Bellomonte, e na loja de livros de Gonçalves rua dos Caldeireiros. Preço do Indice 100 reis; das Memorias -840 reis.
Tambem se vendem estas publicações em Braga, Guimarães, Coimbra, e Lisboa nos lugares do costume.

sábado, fevereiro 11, 2006

Anúncio 116

O Lidador, 23 de Outubro de 1854
[anúncio]
AVISO AO POVO,
Conselhos sobre o tratctamento da cholera,
PELO SR. NILO.
Vende-se em Lisboa, nas lojas dos srs. Lavado rua Augusta n.º8 - e Silva praça de D. Pedro n.º82.
Em casa do auctor, praça de D. Pedro n.º83. - Preço 140 reis.

Anúncio 115

O Lidador, 20 de Outubro de 1854

[notícia]
AVISO AO POVO - Sob este título publicou em Lisboa o sr. dr. Nilo um curioso opusculo, que já tivemos occasião de ver e que sinceramente recommendamos ao publico. Sobre o tratamento da cholera encerra interessantes conselhos, que muito importa que sejam conhecidos do povo.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Marcadores

Entrevista de Roger Chartier à Revista Trópico (Brasil).

«Não devemos pensar que o passado era necessariamente melhor. Há autores que se especializaram nesse tipo de diagnóstico pessimista. Acho, ao contrário, que hoje se lê mais do que nos anos 1950. Inclusive porque o computador não é apenas um novo veículo para imagens ou jogos. Ele é responsável também pela multiplicação da presença do escritor nas sociedades contemporâneas. No computador tanto se pode lê os clássicos como publicações acadêmicas e revistas em geral. Podem não ser necessariamente leituras fundamentais, enriquecedoras, mas são leituras.»

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Anúncio 114

O Defensor Diário, 12 de Janeiro de 1848

APONTAMENTOS DE ESCRIPTÓRIO.
Contém o sello que devem pagar as letras commerciais; o valor das moedas estrangeiras admittidas à circulação em Portugal; os preços de passagem para differentes portos nos paquetes da Companhia Peninsular, e outras instrucções indispensáveis; deveres d'um commerciante segundo o Código Commercial Portuguez: portes do Correio em Inglaterra, os dias em que o Correio parte de Lisboa pata Madrid, e Cadix; partidas e chegadas dos correios (no Porto).

Anúncio 113

O Defensor Diário, 07 de Fevereiro de 1848

OPUSCULO - Consta-nos que está imprimindo a biografia e genealogia do insigne ex Official Maior da Camara que servio de Secretario no tempo da junta em Nome da Nação e da Rainha: este heroe he o sr. João Joaquim d'Oliveira e Castro. Recomendamos ao publico a sua leitura, pois que della se formará um verdadeiro juízo sobre o dito senhor.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Still Life with a Statuette (Vincent Van Gogh, 1887)

Anúncio 112

O Defensor Diário, 09 de Fevereiro de 1848
Publicação - Consta-nos que se vai imprimir nos idiomas francez, hespanhol e inglez, para ser destribuido em folhetos, o brilhante discurso que Exm.º Conde de Thomar recitou na Camara dos pares, na sessao de 31 de Janeiro proximo preterito.
[Entretanto, o jornal tem vindo a publicar em folhetim este mesmo discurso...]

Anúncio 111

O Defensor Diário, 10 de Fevereiro de 1848

Vida de Sua Santidade o papa Pio IX, ou byographia deste Augusto pontifice seguido de vários documentos e de um quadro chronologico dos papas, desde S. Pedro até hoje, por M.L. Benoist, vertida em linguagem; vende-se na loja de livros de Cruz Coutinho, aos Caldeireiros, preço 200 reis.

Anúncio 110

O Defensor Diário, 11 de Fevereiro de 1848
Poesias do Insigne Medico João Evangelista de Moraes Sarmento, natural do Porto: seguidas do Panegyrico a S. Jeronimo, no anno de 1819, e da Tragedia Rhadamisto e Zenobia, posta em verso portuguez. Vende-se na Typographia Commercial, rua de Bellomonte; e na loja de livros de José Gonçalves da Silva Guimarães; aos Caldeireiros.

Anúncio 109

O Jornal do Povo, 30 de Novembro de 1848

Instrucções relativas á Cholera, mandadas publicar pelos Conselhos de Saude Publica de Dublin e de Inglaterra para uso de todas as classes. Vende-se por 40 reis na loge de livros de Cruz Coutinho aos Caldeireiros.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Anúncio 108

O Jornal do Povo, 21 de Junho de 1851
Quatorze de Maio
NOVO HYMNO
Dedicado ao Exmo.º Marechal
Duque de Saldanha.
Executado pela primeira vez no Theatro de D. Maria II em a noite de 22 de maio, na presença do Nobre Marechal.
Acha-se á venda no Porto na loja de livros do sr. Guimarães aos Caldeireiros n.º9 e 10.Preço 160 rs.

Anúncio 107

O Jornal do Povo, 26 de Junho de 1851

Vai publicar-se nesta cidade um novo jornal politico intitulado - O BRAZ TIZANA - cuja propriedade e redacção pertence ao sr. José de Souza Bandeira. O Jornal será diário, e dará os supplementos que foram precisos. A correspondencia será franca de porte, e dirigida ao escriptorio da Redacção na rua de Santa Catharina n.º 13 a 15. Preço - anno 5760 - semestre 2880 - trimestre 1440 - mensal 480 - annuncios, linha 30 rs. - repetidos 15 rs. Avulso 20 rs. - Tudo pago adiantado.
A publicação deste jornal principiará no 1.º de Julho proximo.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Anúncio 106

O Jornal do Povo, 21 de Novembro de 1848

Reportorio Borda-Douro
Os Reportorios pequenos que por ahi andam impressos com este Nome em a Imprensa de D. Antonio Moldes, são falsos, e é roubado o frontispicio, e titulo. Ainda hoje 20 de Novembro se acabaram de aprontar as formas do Verdadeiro Reportorio do Borda-Douro, compilado e impresso por J.N.Gandra. As pessoas que quizerem mandar imprimir alguns, podem dirigir-se á rua de Entre Paredes, n.º7 aonde se acha estabelecida a Imprensa de Gandra e Filhos para logo se distribuirem, veja-se os verdadeiros Reportorios tem duas estampas na ultima pagina.

Still Life with Open Bible (Vincent van Gogh, 1885)

Anúncio 105

O Jornal do Povo, 25 de Novembro de 1848

Reportorio para o anno de 1849
Acham-se as formas promptas, na typographia da Revista, rua do Calvario n,º19 e 20; e imprime-se por preço comodo, para quem os encommendar.
Nesta Typographia é que se imprime os verdadeiros reportorios de Pedro Coutinho Velho.

Anúncio 104

O Lidador, 30 de Dezembro de 1854

TRACTADO DE ESGRIMA A PÉ E A CAvallo, em que se ensina por principios, o manejo de florete ou jogo da espada que se usa hoje.
Adornado com 24 estampas lithographadas e dedicado a Sua Magestade El-Rei D. Fernando II.
Vende-se por 100 rs. no Porto na loja de Fonseca rua das Hortas n.º152 e 153.

Anúncio 103

O Lidador, 07 de Dezembro de 1854
ALMANAK DE PORTUGAL
PARA 1855
POR
L.T.VALDEZ.
Vão sahir em principio de Dezembro corrente contendo:
DIARIO ECCLESIASTICO, noticia das feiras, correios, paquetes e diligencias; muitos mappas estatisticos relativos à povoação, instrucção publica, producções agricolas, navegação, commercio, finanças, etc. do reino e possessoes ultramarinas.
Noticia da FAMILIA REAL e dos soberanos, e chefes dos principaes estados estrangeiros.
CORTES - Lista dos dignos pares, com as datas das suas nomeações e posses, e a listas dos srs. deputados pelos differentes circulos eleitoraes.
TITULARES DO REINO - por graduações e ordem chronologica e alfabetica, com as datas das creações dos Titulos, e os nomes dos titulares, seus empregos e condecorações, datas dos nascimentos e casamentos, e bem assim dos herdeiros presumptivos, com declaração das residencias.
PRELADOS DO REINO - com as datas das nomeações e nascimentos.
ORDENS MILITARES - lista dos gran-cruzes, e das damas da ordem de Santa Isabel, com as datas das nomeações.
CASA REAL - lista dos empregados com as suas condecorações, datas das nomeações para os empregos e moradas.
EMPREGADOS das differentes repartições publicas do reino, ilhas adjacentes e ultramar, (comprehendendo, alem d'outros, os dos governos civis, conselhos de districto, administradores dos concelhos, camaras municipaes de Lisboa e Porto, cabidos das Sés e collegiadas insignes, juizes de direito delegados dos procuradores regios, officiaes, generaes, e officiaes superiores, consules e vice-consules; advogados, medicos, cirurgiões, pharmaceuticos, negociantes, direcções das principaes companhias e associações de capital; imprensa periódica), declarando as suas condecorações, as datas dos empregos que exercem, e as moradas dos existentes em Lisboa.
Subscreve-se para esta obra por 800 reis cada exemplar nos seguintes livreiros: Lisboa, Viuva Henriques, rua ugusta n.º1; Lavado idem n.º8. - Porto: M. Coutinho d'Oliveira, rua dos Caldeireiros n.º18 e 19. - Coimbra: na imprensa da Universidade. - Faro: M. Viegas Gago Nobre.

Anúncio 102

O Jornal do Povo, 05 de Julho de 1851
LEI ELEITORAL.
Vende-se, em folheto, no escriptorio do Nacional, largo do Corpo da Guarda, e na loja de livros de Gonçalves Guimarães, aos Caldeireiros: preço 40 rs.

Anúncio 101

O Jornal do Povo, 16 de Agosto de 1851

Imprimiu-se o novo Formulario do Hospital de Santo Antonio; acha-se á venda na botica do mesmo hospital, pelo modico preço de 100rs. cada exemplar. Este formulario, que é mais ampliado que o impresso em 1840, e que está a par com sciencia, é digno de ser lido por todos os que professam a arte de curar.

Anúncio 100

O Jornal do Povo, 12 de Julho de 1851
Tactica Elementar.
Instrucções para os officiaes inferiores do exercito.
Acham-se á venda na loja de livros de Manoel Coutinho aos Caldeireiros n.º18 e 19, por 160 rs. cada exemplar.

Anúncio 99

O Jornal do Povo, 17 de Julho de 1851

Advertencia aos lavradores do Douro ácerca das PROVAS dos seus inhos, por um lavrador do Douro, residente no Porto; Vende-se na typographia Commercial; e no livreiro Ignacio Correa á entrada de Bellomonte.