domingo, julho 31, 2005

Os Prospectos 2

Acho muita piada a este. Refere-se ao O Lidador* e dá-nos bem a ideia de como estaria saturado o mercado dos periódicos na cidade do Porto.


PROSPECTO

«Um novo jornal politico! Não se amofine o leitor benevolo; rogamo-lh’o por Deus.
Ha ahi nesse lidar incessante de typographos, n’esse cruzar de entregadores, n’essas malas pejadas de periodicos para todas as provincias, uma verdade sublime, que caracterisa de um modo bem significativo a revolição civilisadora, que se opéra em Portugal. Graças ao espirito da epocha, ou antes á dedicação cívica, e á intelligencia que o creou, e lhe deu desenvolvimento n’esta terra!
Ninguém se enfade com o apparecimento de publicações jornalisticas em todos os angulos do paiz: revela-se ahi uma verdade da maior importancia, para a causa publica; já o dissemos. É a razão que triumpha contra a materia! São as luctas da intelligencia, que succedem aos combates da força bruta!
Deixem surgir os periodicos, que são uma necessidade da energia do espirito, que caminha a passo largo na estrada do progresso. Louvemos a providencia!
Fazendo estas ponderações, não duvidamos de que o publico receberá com benevolencia o annuncio, que lhe apresentamos – de que vae publicar-se – O LIDADOR – jornal diario, politico, litterario e commercial.
A empreza assegura que se não poupará a fadigas e sacrificios, para merecer do publico imparcial a protecção e favor.
Preços de assignatura:
Porto Provincias
Mes------------480-----600 com estampilha
Trimestre----1440---1800 com estampilha
Semestre----2830---3600 com estampilha
Ano-----------5760---7200 com estampilha
Avulso---20»
*Herdeiro das assinaturas do O Jornal do Povo

(in O Lidador, nº1 de 1 de Agosto de 1854)