quinta-feira, julho 28, 2005

Os Prospectos

Sempre senti um carinho especial pelos prospectos das novas impressões periódicas. São muitas das vezes um misto de manifesto, de programa, de publicidade, de portfólio de colaboradores e editores responsáveis, de informação das condições de assinatura e de roteiro de estabelecimentos associados. Enfim, onde o ideológico, o circunstancial e as condições de materiais de misturam. São, portanto, documentos muito ricos. Informam mais do que sonhariam os seus autores.

«CORREIO DO NORTE,
JORNAL DOS DOMINGOS

«O gosto da leitura, e a avidez de saber o que vae por este mundo de christo, está tam vulgarisado, que se torna muito sensivelo a falta de um jornal que aos domingos e dias sanctificados – ponha os curiosos ao facto do que se passa.
Para preencher esta lacuna deliberamos publicar o Correio do Norte, que, sem deixar de se occupar dos acontecimentos locaes, a sua principal missão é dar noticias tanto nacionaes como extrangeiras, chegadas nos dias em que n’esta cidade se não costumam publicar folhas: isto em todos os dias sanctificados.
O Comercio do Norte tambem dará supplemento todas as vezes que o paquete não chegar a horas das noticias vindas por elle poderem ser publicadas nas folhas diarias. O Comercio fará todo o possivel por ser um jornal curioso, e informar os seus leitores muito minunciosamente das noticias chegadas no dia da sua publicação.
O Comercio será distribuido de manhã.
Custa – por anno 1$600 reis, por semestre 960 reis, por trimestre 480 reis.»

(in O Lidador, 04 de Setembro de 1854)