quinta-feira, junho 02, 2005

Leitura e Consumo VII

Na abertura do Catalogo da Real Bibliotheca Publica do Porto: Obras Impressas. Supplemento geral contendo as acquisições posteriores à sua fundação (compreendendo o período de 1868 a 1898), Antero Pinto enquanto explica a estrutura do catálogo deixa escapar um desabafo revelador:
«Simultaneamente com essas secções paciaes do Catalogo Geral [parte scientifica, artistica e industrial], deverão ir sahindo novos e sucessivos Supplementos em additamento ao presente, contendo não só as futuras acquisições annuaes por compra ou offerta, mas tambem aquellas que desde a fundação da bibliotheca lhe hão sido fornecidas pelas diversas typographias do Reino (ainda que com quasi geral reluctancia e mui deploraveis e sensiveis lacunas) em cumprimento da obrigação que lhes impôz a Lei da creação da bibliotheca, em data de 9 de Julho de 1833, - ou o forem sendo d’ora ávante, e esperemos que com melhor vontade.»[1].

[1] Catalogo da Real Bibliotheca Publica do Porto: Obras Impressas. Supplemento geral contendo as acquisições posteriores á sua fundação (1868-1898). Parte Primeira: obras compradas e offertadas; Porto, Real Bibliotheca Publica do Porto, s. d., 1º Volume, p. 4