quarta-feira, novembro 30, 2005

Anúncio 51

O Defensor Diário, 21 de Setembro de 1848

O BUSCA-PÉ, OBRA INEDITA de Miguel de Cervantes Saavedra, publicada com muitas notas historicas, criticas e bibliographicas por D. Adolfo de Castro. Vertida em portuguez.
Um volume em 8.º francez - papel e typo igual ao deste prospecto. ~Está no prelo, e começará a destribuir-se aos snrs assignantes em principios de Novembro.
O nome de Miguel Cervantes é tão conhecido, que nos despensa todo o commentário em pró da sua obra. Para d'ella darmos uma idea, bastará estampar aqui os seguintes periodos do editor hespanhol:
"A obra é de Miguel Cervantes, porque assim o diz o seu estilo e o engenho com que está escripta. Toda ela está cheia de chistes, e é uma das que mais honram o gracejo hespanhol - porque também é um dos melhores que sahiram da penna do aucthor. O dialogo é excellente, e não sei se diga que ainda melhor do que o usado por Cervantes em outros seus escriptos (...)
(...) Além da commum opinião de que Cervantes foi o seu auctor, elle mesmo se declara como tal em toda a obra; e ainda que nada d'isto se desse, o seu engenho, a sua invenção, o seu estylo e o seu gracejo - estão aqui declarados tanto ao vivo, que a ninguem podem ser encobertos, uma vez que se tenha lido qualquer das suas obras e especialmente a sua ADJUNCTA AO PARNASO, que é em tudo igual a esta ADJUNCTA AO D. QUIXOTE."
Preço para os assignantes 480rs/Avulso 600rs.
Assigná se nos livreiros desta cidade e em Lisboa nas lojas do costume.